facebook
twitter
logotype
deco

Visão Esportiva

Sabemos que a visão é um sistema complexo e que está diretamente relacionado com o sistema motor e sensorial do nosso organismo.

O sistema visual fornece 80% da informação necessária para realizar um movimento de maneira correta e também é um instrumento de retroalimentação imprescindível para a aprendizagem e a melhora das ações.

Não é difícil compreender a importância de uma boa visão na prática de esportes se aceitamos que a visão é um elemento fundamental para a execução do movimento e que os esportes requerem a realização de movimentos precisos. Para praticar esportes é nescessário uma atenção visual constante, e um fator importante para conseguir êxitos esportivos é que o sistema visual guie bem o sistema motor.

Diversos estudos demonstram que determinadas habilidades visuais estão mais desenvolvidas nos atletas que em pessoas que não praticam esportes e que estas habilidades são melhores nos atletas de elite que naqueles que amadores.

Também está demonstrado que se podem treinar as habilidades visuais para conseguir um melhor rendimento.

A visão esportiva se ocupa em conseguir o máximo rendimento visual do atleta. Através da Terapia Visual é possível aumentar o rendimento esportivo aplicando um processo mediante o qual são desenvolvidos os comportamentos visuais requeridos na prática de cada uma das disciplinas esportivas.

A visão esportiva trata de informar aos atletas, técnicos e preparadores a importância da visão e a sua relação com o rendimento esportivo.

O exame Optométrico para visão esportiva trata de avaliar se existe alguma anomalia visual que está influenciando sobre o esporte praticado. Os testes realizados ao atleta serão adaptados ao esporte que ele pratica e na posição que ocupa no campo de jogo, buscando assim, reproduzir o mais próximo possível as condições reais de jogo.

Alguns estudos demonstram que as melhoras obtidas são:

  • Maior amplitude do campo visual.
  • Melhor percepção do movimento.
  • Melhor coordenação binocular.
  • Melhores movimentos oculomotores.
  • Melhor acuidade visual dinâmica e ao contraste.
  • Visão simultânea mais consciente.
  • Percepção mais exata.
  • Melhor cálculo de distâncias e orientação espacial.
  • Melhor percepção em três dimensões.