facebook
twitter
logotype
deco

Dos 5 aos 10 anos

Se a criança desenvolveu todas as suas habilidades visuais, auditivas e motoras, e estão integrados os reflexos primitivos, ela poderá afrontar as demandas escolares sem dificuldades.

Dos 5 aos 6 anos as crianças têm um bom controle dos músculos e um bom equilíbrio. Podem caminhar em linha reta, sobre uma viga de madeira. Gostam de fazer exercícios físicos, provar suas habilidades de saltar, correr e dar cambalhotas. Conseguem pegar bolas pequenas e podem manipular bem botões de roupa e zíperes. Podem escrever os seus nomes e copiar desenhos. As crianças podem diferenciar a direita e a esquerda e usam a sua mão dominante para escrever e desenhar (definição da lateralidade manual). Desenvolvem rapidamente a habilidade de falar e de expressar-se. Todos esses fatores são importantes para o sucesso escolar.

Aos seis anos a maioria das crianças podem ler palavras ou combinações de palavras. Aos 7 anos entendem o tempo, os dias da semana e conceitos como “agora” e “depois”. O conceito de espaço está bem definido. Aos 9 anos começam a desenhar em 3 dimensões e integram o horizonte (céu e terra), e desenham com perspectiva graças à visão tridimensional.