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De 1 a 3 anos

As crianças começam a tentar andar sozinhos, mais antes disso devemos ter a certeza que desenvolveram bem todas as habilidades visuais, auditivas e motoras proporcionadas ao engatinhar. Não devemos forçar a criança a caminhar. Quando ela esteja preparada ela mesma se colocará em pé para explorar o mundo desde outro ponto de vista. Aos 14 meses a maioria já pode andar sem ajuda.

1a3Entre 1 e 2 anos, melhora o equilíbrio e interpretam melhor o espaço, desviando melhor os obstáculos. O enfoque longe/perto é mais preciso e controlam melhor a convergência melhorando a visão binocular e a estereopsia. Isso ajuda a calcular melhor as distâncias e o fato de ficar em pé aumenta o seu campo perceptivo. Também vai melhorar sua coordenação olho–mão e olho–pé. Com 22 meses a maioria das crianças podem subir escadas, começam a fazer rabiscos e podem colocar cubos e blocos em pilhas.

Com 2 anos podem equilibrar-se nas pontas dos pés, podem chutar uma bola, caminham, correm, escalam, sobem e dessem escadas sem ajuda e saltam com os dois pés juntos. Aos 3 anos a visão binocular e a estereopsia estão completamente desenvolvidas. Podem andar em um triciclo e podem pegar uma bola lançada. Também podem equilibra-se em um pé só e caminhar sobre as pontas dos pés. Eles podem manipular pequenos objetos como quebra-cabeças ou colocar figuras no lugar correspondente. Podem pintar em forma de círculo ou horizontalmente.