facebook
twitter
logotype
deco

Reflexos Primitivos e a Visão

 

A princípio, quando um feto é gerado, ele vive em um meio aquoso dentro do útero materno aonde se desenvolve e cresce. reflexo

Quando o bebê nasce, deixa o entorno protetor do útero para entrar num mundo cheio de estímulos sensoriais. Mudou de um mundo de equilíbrio para um mundo caótico; abandonou um ambiente quente para a diferença entre calor e o frio. O alimento automático já não está disponível e o bebê deve começar a alimentar-se por si só. Já não recebe oxigênio do sangue da mãe, tem que respirar sozinho e tem que buscar satisfazer suas próprias necessidades.

Para sobreviver fora do útero materno, o bebê está dotado de um conjunto de reflexos primitivos desenhados para garantir a resposta imediata ao novo entorno e às suas necessidades. Os reflexos primitivos são movimentos automáticos, estereotipados, dirigidos desde o tronco-encéfalo e executados sem implicação cortical. Assim que, o movimento que se desenvolve pelo estímulo de um reflexo primitivo é inconsciente.

Esses reflexos ajudam ao bebê, por exemplo, a descer pelo canal do parto ou a mamar logo após o nascimento. Portanto, os reflexos primitivos são essenciais para a sobrevivência do bebê nas suas primeiras semanas de vidas trazendo o treinamento rudimentar em muitas das habilidades voluntárias posteriores. Mesmo assim, esses reflexos, deveriam ter uma vida limitada e desaparecer, para dar lugar aos reflexos posturais controlados desde partes superiores do cérebro, o que permite um desenvolvimento neurológico. refexos3Esse desaparecimento permite que se desenvolvam estruturas neurológicas mais sofisticadas, que permitem que a criança tenha controle sobre suas respostas voluntárias.

A inibição de um reflexo é relacionada com a aquisição de uma nova habilidade e por esse motivo, o não desaparecimento do reflexo pode interferir no desenvolvimento da criança, dificultando o processo de aprendizagem e alterando o seu comportamento. Se esses reflexos permanecem ativos haverá uma debilidade ou imaturidade cerebral, e isso não afetará somente as suas habilidades motoras grossas ou finas, mais também a percepção sensorial e cognitiva.

Os bebês humanos fazem uma serie de movimentos estereotipados durante o seu primeiro ano de vida que permite o seu desenvolvimento. Esses movimentos específicos executados durante os primeiros meses de vida contêm, neles mesmos, um efeito inibidor natural dos reflexos primitivos. Caso esses movimentos não sejam realizados ou não se executem suficientemente, os reflexos primitivos permanecerão ativos.

Os Optometristas Comportamentais utilizam esse conhecimento para acelerar a recuperação visual e solucionar problemas de aprendizagem.