facebook
twitter
logotype
deco

Problemas de aprendizagem 

 

É denominado aprendizagem o processo de aquisição de conhecimento, habilidades, valores e atitudes, possibilitado mediante o estudo, o ensino ou a experiência.

Em um processo de aprendizagem de nível superior, como é o caso da leitura, da escrita, das matemáticas ou do desenvolvimento da lógica, estão implicadas uma série de habilidades visuais e perceptivas que as crianças devem ter completamente desenvolvidas ao começar a etapa escolar (6 anos). Se algo interfere no desenvolvimento das habilidades visuais, o processo de aprendizagem sofrerá uma alteração. A criança criará umas estratégias para compensar o seu problema visual frente às demandas exigidas no colégio, até que o nível escolar seja tão elevado para ela, que as suas estratégias serão insuficientes e aparecerão os chamados “problemas de aprendizagem”.

Os pais, professores e médicos assumem que se uma criança pode ver perfeitamente de longe ela pode ler e escrever, mais as habilidades visuais necessárias para perto e para longe são totalmente diferentes e precisam ser avaliadas de maneira diferente.

A visão está direitamente relacionada com os problemas de aprendizagem. Por exemplo, se os olhos não se movimentam corretamente, aprender a ler pode ser quase impossível. Essas crianças vão saltar ou repetir palavras durante a leitura. Se movimentar os olhos não é um ato mecânico e precisa de atenção, provavelmente a criança conseguirá ler, mas não compreenderá o conteúdo do texto. A criança não pode aprender corretamente se as palavras vão se embassando ou parecem duplas cada vez que as olha. Por outro lado, existem problemas que incluem diferentes áreas da percepção visual. Por exemplo, se a descriminação visual não é ótima, a criança pode confundir caracteres semelhantes, se a percepção da figura-fundo não é correta, encontrar a ideia principal de um relato vai ser difícil e se a memória visual não for adequada, pode causar um aumento dos erros de ortografia ou problemas para soletrar as palavras.

Normalmente as crianças não podem reconhecer um problema para enfocar as letras, visão dupla ou de rastreamento leitor por elas mesmas. Elas assumem que todo mundo vê da maneira que elas vêem. É por esse motivo que se recomenda uma avaliação completa da visão antes de começar o ensino fundamental, para evitar futuros problemas de aprendizagem.