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Orientação ou relações espaciais: Capacidade de avaliar com precisão a relação física entre o corpo e o meio ambiente ou a relação física entre dois objetos, incluindo a compreensão das mudanças dessas relações físicas com o movimento.

Essa habilidade depende, em grande parte, do processo de lateralização e do desenvolvimento motor. A orientação espacial tem um papel muito importante no desenvolvimento de leitura e da escrita, porque as duas atividades estão imersas em uma direcionalidade muito específica, sendo de esquerda à direita. Ao escrever, todas as letras seguem a mesma direção e é fácil entrelaçá-las fazendo que sejamos mais ágeis escrevendo.

No momento que a criança não tem certeza dessa direção é quando aparecem as inversões na leitura ou as rotações de letras simétricas que podem provocar deficiências na lectoescritura que em algumas ocasiões podem se confundir com dislexia.

Essas rotações podem ser:

  • De direita a esquerda: d-b, q-p
  • de cima para baixo: u-n, b-p, 6-9
  • Mixtas: b-p, d-p
  • Da frente para atrás: em-me, se-es, 35-53

Por outro lado, um baixo desenvolvimento da orientação espacial pode influenciar em outros aspetos como, por exemplo, o esporte. Essas crianças podem mostrar pouca habilidade com esportes praticados em áreas grandes e se o seu desenvolvimento motor foi pobre pode mostrar-se desajeitada. A interpretação de mapas também pode ser difícil para pessoas com má orientação espacial.