facebook
twitter
logotype
deco

Ortoceratologia

A Ortoceratologia consiste na adaptação de Lentes de Contato para conseguir uma modificação temporária da curvatura da córnea. Essa modificação produz a redução da miopia ou astigmatismo proporcionando uma melhor capacidade visual sem nenhum tipo de compensação óptica.

Este efeito é conseguido através do uso noturno de umas lentes semirrígidas especialmente desenhadas para poder dormir com elas de uma maneira segura. O usuário tira essas lentes ao acordar e mantém uma visão nítida durante o dia sem necessidade de usar óculos ou lentes de contato.

Este tratamento e totalmente reversível de maneira que, caso o paciente deixe de usar as lentes, a córnea voltará ao seu estado inicial.

Quando se recomenda este tratamento?

O tratamento é recomendado a qualquer pessoa que deseje ou deva parar de usar óculos a causa da sua profissão ou de seus hobbies e para controle da miopia. Existem diferentes estudos que demonstram a efetividade na redução do processo evolutivo da miopia. Neste caso também não existe limite de idade para o uso dessas lentes e caso exista um aumento da miopia é possível ajustar a correção com uma simples mudança de lente.

Com que graduações funciona o tratamento?

Atualmente existem desenhos de lentes que permitem reduzir até 6.00 dioptrias de miopia e 3.00 dioptrias de astigmatismo. Geralmente funcionam muito bem em miopias de 3.00 à 4.00 dioptrias e em astigmatismos de até 1.00 dioptria.

Todo o mundo é apto para realizar o tratamento?

A Ortoceratologia é um tratamento influenciado por outras variáveis além da graduação. Essas variáveis são: a forma inicial da córnea (nível de aplanamento e tipo de geometria) e maleabilidade (capacidade da córnea para mudar a sua forma). Por esse motivo antes de iniciar o tratamento é realizado um estudo de viabilidade por parte do Optometrista que avaliará as probabilidades de êxito que existem em cada caso.