facebook
twitter
logotype
deco

Nossas Avaliações

 

No Instituto Thea realizamos dois tipos de exames para avaliar as habilidades visuais de cada pessoa.

 

Avaliação do rendimento visual

É o primeiro exame que se realiza em bebês, crianças e adultos. Nesse exame são avaliadas as habilidades funcionais da visão, com o objetivo de determinar se o rendimento visual corresponde à demanda visual do paciente.

Essa avaliação dura aproximadamente uma hora. Antes desse exame, nós enviaremos um questionário por e-mail ao nosso paciente. Isso nos ajuradá a conhecer com precisão aspectos da saúde, do desenvolvimento, do aprendizado, das condições ambientais e das necessidades visuais do paciente. Relacionando essas informações com os dados obtidos no exame poderemos realizar um melhor diagnóstico e tratamento do caso.

Neste exame são avaliadas as seguintes áreas: 

Recomendamos a realização de exames optométricos:

      • Aos 6 meses de idade: nessa primeira avaliação avaliamos a integridade e o correto desenvolvimento das estruturas oculares.
      • Aos 2-3 anos de idade: uma vez completada a primeira etapa do desenvolvimento motor; andar e saltar.
      • Aos 6 anos, após o último nível do desenvolvimento motor: aquisição da lateralidade (base da aprendizagem, da leitura e da escrita).
      • Revisões anuais, para prevenir dificuldades escolares e/ou laborais.

 

Avaliação Perceptiva

Através desse exame avaliamos como o cérebro interpreta a informação visual e como essa informação visual se relaciona com os outros sentidos. Dentro do exame de percepção avaliamos o desenvolvimento motor, a lateralidade, a direcionalidade, a percepção visual, a integração viso-motora e viso-auditiva.